CAT – Colégio Angolano de Talatona

PROJECTOS DIFERENCIADORES

Para complementar a formação base dos alunos e contribuir activamente para que os alunos se insiram na sociedade como cidadãos dotados de uma formação de excelência no âmbito das suas capacidades individuais e sociais, o Colégio Angolano de Talatona oferece diversas ferramentas e apoios, através da realização de projectos que o irão dotar de competências necessárias para que se torne um cidadão do mundo.

Neste sentido, apresentamos alguns projectos que nos diferenciam e nos tornam num Colégio de excelência.

Língua Inglesa

A importância do inglês tem vindo a crescer em todo o mundo conforme a língua inglesa tem-se vindo a consolidar como um idioma universal.

Tendo em conta este paradigma o CAT tem vindo a implementar o ensino da Língua Inglesa desde o pré-escolar, como segunda língua, abrindo mais oportunidades para um conhecimento ainda mais profundo da Língua Inglesa.

Escola de Verão – Cape Town
Dia da família
Visita de Estudo à FILDA – Aplicando a teoria à prática
Campo de férias/Curso de Inglês 🗓 🗺
Dia 14 de Junho de 2019 mostrou um CAT em movimento!
Alunos da 3ª. classe estudando as Preposições de Lugar.
Aula de leitura em Língua Inglesa
Actividade de Inglês realizada pela 3.ª classe em alusão ao dia da criança africana.
Brincar é o trabalho das crianças
Aprendendo pronomes pessoais directos e indirectos

Projecto de Artes

Este projecto contempla a realização de obras e trabalhos artísticos, através de actividades como a pintura, escultura, colagem, animação digital e tantas outras técnicas para que as crianças desenvolvam as suas habilidades artísticas no âmbito do seu percurso escolar. 

Finalistas do ArtBattle
Comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue
Ser criança é acreditar que tudo é possível
Criação de esculturas de chocolate
Foto-BD sobre o Bullying

Tecnologias da Informação e Comunicação

Uma escola ligada à sociedade deve considerar as tecnologias como um factor de
transformação das estruturas sociais (Madrid, 2006), por isso, deverá estar atenta às inovações
tecnológicas para benefício do sucesso educativo, e é neste sentido que, em estreita relação com as necessidades do quotidiano das salas de aulas e da instituição se procurou introduzir de uma forma mais programada, as novas tecnologias na formação do aluno.

Palestra com Reis Jamba sobre os perigos da Internet e das redes sociais
Visualizar o Mural do Dia da Selfie no CAT
Actividade do dia da Selfie
Tecnologias da Informação e Comunicação

Assembleia de Turma

Com o intuito de dar voz ao aluno, foi criada a assembleia de turma onde se propiciará uma relação de maior proximidade entre todos os alunos com seu director Director de turma, providenciado desta forma um espaço de diálogo em que os alunos podem debater as suas ideias, propostas e eventuais reclamações.

Desenvolvimento Pessoal e Social

Numa fase importante na vida dos alunos (juventude), esperamos através deste projecto contribuir para desenvolver e ajudar os alunos a perceber os conceitos de inclusão, diversidade e educação para todos e desenvolver competências de comunicação e de interacção entre eles, bem como, ajudá-los a serem capazes de trabalhar colaborativamente com uns com os outros.

Venha assistir à “Noite do Riso” 🗓 🗺
Vivenciar as desigualdades – Dia de aulas ao ar livre
A importância da Cultura Geral
Palestra de José Galiano Celestino

Projecto Comunitário

O Projecto Comunitário é uma área curricular não disciplinar que surge no âmbito da promoção da cidadania e tem por base a defesa dos valores fundamentais de uma sociedade solidária, tolerante e assente no compromisso instituído pelo altruísmo cívico e autónomo de todos os intervenientes. Trata-se de uma disciplina implementada este ano lectivo na 11ª Classe, uma oferta C.A.T., que visa construir uma cultura escolar e social que permita a formação integral do ser humano. 

Os alunos do CAT leccionaram uma aula de genética para desmistificar o albinismo
Os alunos promoveram uma aula de Educação Moral e Cívica para os alunos da escola 9037
Alunos do CAT em entrevista na ZAP
Alunos do CAT ajudam o lar Mamã Madalena
Alunos do CAT recuperam escola no Mussulo
Alunos do CAT desmistificam o albinismo na Escola 9037
Alunos do CAT promovem a cidadania na Escola 9037
Alunos do CAT confeccionam e distribuem sopa solidária para 60 pessoas

Projecto Ecologia e Saúde Ambiental

Através deste projecto, os alunos são sensibilizados para a as questões ecológicas e ambientais que preocupam o mundo relativamente às Alterações Climáticas, Qualidade do Ar, gestão de Recursos Hídricos e Resíduos bem como outras áreas consideradas relevantes para o ambiente ou para a interligação do ambiente com a saúde Humana.

Palestra sobre a conservação das tartarugas marinhas em Angola
Vamos ajudar a salvar o Mundo!
Dia das Tartarugas Marinhas
Necrópsia de peixes
Visita de estudo ao Museu de Mineralogia e Geologia de Luanda da Universidade Agostinho Neto.
Visita de estudo ao rio Kwanza
Análise de água e de sedimentos do rio Kwanza
Criação de modelos 3D de diferentes tipos de células
Actividade experimental sobre os movimentos transmembranares
Visita de Estudo à Barra do Kwanza

Projecto Parlamento dos Jovens​

Este projecto visa incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política sublinhando a a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Os alunos aprendem o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos angolanos;

Matemática e Contabilidade​

A Contabilidade e a Matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional dos jovens. Dessa forma, propõe-se estabelecer uma abordagem interdisciplinar entre essas disciplinas, visando a uma aplicação prática da análise custo/volume/lucro no ensino de funções polinomiais do 1° grau. Pretende-se despertar alunos e pesquisadores para as conexões existentes entre as disciplinas analisadas e as possibilidades de aplicação dos conceitos apresentados nas actividades empresariais. Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados para fundamentação teórica do estudo de caso apresentado posteriormente. Nesse estudo, fez-se um paralelo entre a visão contábil e a visão matemática, resultando na aceitação da hipótese de que a Matemática pode utilizar-se da Contabilidade a fim de obter êxito no processo de ensino aprendizagem adequando o conhecimento teórico-prático às expectativas do discente.

Aluna Letícia Lúcio (6.ª C) – passou à Fase Provincial das Olimpíadas da Matemática 2019
Close Menu